Somos Um!

“Prometo estar contigo na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, amando-te, respeitando-te e sendo-te fiel em todos os dias de minha vida, até que a morte nos separe.” Meio ano depois, o Linfoma exigiu-lhe essa promessa!

Casado com Marta , desde 2009, Rui Machado foi marido, enfermeiro, amigo, psicólogo… e tudo o que foi preciso. O cancro representou uma grande mudança na vida do casal e colocou a cumplicidade, o amor e a união à prova.

Numa entrevista intimista, Rui fala da doença, do amor pela sua mulher e da sua caminhada, juntos, contra a doença.

Espero que gostem!

22365465_2068760026483623_7187594200195184607_n

1- Dia de Mudança: Quem é o Linfoma na tua Vida?

Rui Machado: Felizmente e após uma força interior imensa, fui apagando aos poucos essa palavra da minha vida…nunca me esquecendo dela…No sentido figurado, o Linfoma na minha vida é o “Tempo”, aquele que nos consome… andamos sempre em busca de algo, com ou sem tempo para qualquer coisa…tempo para dormir, para levantar, para comer, para trabalhar, ir às compras, estudar, para reagir, para conversar, para agir, para amar e até para descansar…enfim é parecido com um “Linfoma”…

2- Dia de Mudança: Qual foi a tua reação quando soubeste do Linfoma?

Rui Machado: Confesso que não sabia o que era, mas quando o médico me disse que era uma situação muito delicada, sem tempo de reação e que a solução era operar no dia seguinte (biópsia), e o tratamento passava por Quimioterapia e Radioterapia, fiquei literalmente sem chão, desejoso que o pesadelo acabasse e alguém me acordasse a dizer que tudo aquilo era mentira e não tinha passado de um sonho mau…Quando realmente caí em mim, enchi-me de força e coragem para contar a quem de direito e família, o que realmente tinha, enfrentando a situação de uma forma aguerrida, unida e sempre com pensamento positivo, pois segundo a segundo, minuto a minuto, venceríamos!

3- Dia de Mudança: O que sentiste quando viste a Marta de cabelo rapado?

Rui Machado: Antes da Marta ter o cabelo rapado, ela fez-me uma proposta, à qual sabia que para mim era um voto de Confiança sem precedentes…ela queria que fosse eu a cortar-lhe o cabelo. Eu adorava vê-la de cabelo comprido…este voto de confiança para mim ajudou imenso a aliviar a tensão criada, até nos rimos com tal situação. Após este episódio, senti que a ajudaria a sentir-se bonita a todo o momento. Não é o cabelo que define a pessoa, mas sim a capacidade de vermos e nos pormos na “pele” do outro.

4- Dia de Mudança: Qual foi a principal mudança na vossa relação?

Rui Machado: Da União criámos a nossa Força que nos protegeu de olhares menos “interessantes”, ultrapassámos barreiras e preconceitos, conseguindo seguir em frente sem olhar para trás. Aprendemos a pensar como 1 só!

13094405_1375460472480252_2059297745093933325_n

5- Dia de Mudança: Se voltasses atrás no tempo, sabendo o que sabes hoje, casarias na mesma com a Marta? E porquê?

Rui Machado: CLARO QUE SIM, a Marta é e sempre será uma “garotita” fantástica, ela tem algo que me fascina, não desde a 1ª vez que a vi, mas logo após a primeira conversa…não mais a larguei, não era agora após este “simples” contratempo. Na saúde e na doença, nas alegrias e na tristeza, sempre Juntos.

6- Dia de Mudança: Quais as recomendações para casais que passem por uma situação idêntica?

Rui Machado: Confiem na Cura, SEMPRE, pensamento Positivo, sem “lamechices” falem com os médicos, não tenham medo nem vergonha de questionar sobre a dúvida mais irrisória, pois eles estão lá para vos ajudar, não pesquisem na Internet casos idênticos, excepto com aconselhamento médico ou através de Psicólogo, que vos indique o(s) site(s) correto(s). Procurem ajuda Psicológica especializada nestes casos. Distraiam-se com diversas situações, nunca descorando o facto de estarem mais sensíveis a tudo, protejam-se de vozes “desconhecidas” com aconselhamentos baseados no senso comum, olhem em frente, preocupem-se um com o outro!!!

12654661_1301208823238751_1637553830480101085_n

7- Dia de Mudança: Para terminar, o vosso Dia de Mudança foi…

Rui Machado: Após sabermos realmente o que nos atormentava, pois até aí passaram 6 meses de dúvidas e incertezas, e quase desistimos de nós…

Obrigada Rui ❤

21284642_1611798292172004_754847891_o

One thought on “Somos Um!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s