Fisioterapia Oncológica

Em Portugal, e na mulher, o cancro da mama é a doença oncológica com maior incidência, prevalência e mortalidade. São diagnosticados aproximadamente 6000 novos casos de cancro da mama e 1500 mulheres morrem na sequência da doença, por ano. A esta impressionante dimensão quantitativa da doença, junta-se-lhe um enorme impacto emocional em toda a população.

Se há algumas décadas atrás, a grande preocupação médica em relação ao cancro era a sobrevivência dos pacientes, hoje essa preocupação estende-se à qualidade de vida do paciente durante todo o processo. Deste modo, nos dias de hoje a fisioterapia deve estar incluída no protocolo de tratamentos do doente oncológico, por oferecer um acompanhamento personalizado nas distintas alterações que podem surgir e por melhorar a qualidade de vida destes pacientes. No cancro da mama, a mastectomia pode provocar cicatrizes dolorosas, alterações da postura, limitação da amplitude articular, diminuição da força muscular, alterações da sensibilidade, dor no ombro homolateral e desenvolvimento de linfedema do membro superior homolateral – devido à remoção de gânglios linfáticos o braço afetado acumula linfa, ou seja, líquido que circula nos vasos linfáticos.

Na Fisioderme, são feitos tratamentos personalizados de acordo com as limitações de cada paciente, que diminuem o tempo de recuperação e permitem uma retoma mais rápida das suas atividades quotidianas (desportivas; ocupacionais e sociais).

As sessões de fisioterapia oncológica são guiadas por uma fisioterapeuta especializada e têm a duração aproximada de 1 hora. Nestas sessões são realizadas várias terapias que levam a:

  • Aumento da amplitude normal dos movimentos;
  • Aumento da força muscular;
  • Diminuição da dor;
  • Diminuição das aderências e retrações cicatriciais;
  • Melhoria da postura;
  • Melhoria da coordenação motora;
  • Prevenção de complicações pós-operatórias;
  • Recuperação da função do membro na execução das atividades de vida diária;
  • Melhoria da autoestima.

A Fisioderme tem como missão aumentar a qualidade de vida das pacientes portadoras de cancro de mama, através de programas especializados, que vão de encontro às necessidades de cada pessoa. Deste modo, quanto mais precocemente a pessoa é orientada para os tratamentos na clínica, mais rápida é a sua recuperação.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s