Seminário Maior de Coimbra: um lugar que todos deveríamos conhecer!

Fui convidada para ir conhecer a jóia da cidade dos Estudantes e fiquei rendida. O Seminário Maior de Coimbra é um lugar onde a cultura, a espiritualidade e o coração dialogam. A somar a isto, a recepção, as visitas guiadas e a comida são serviços de excelência.

O Seminário situa-se na Alta de Coimbra, junto ao Jardim Botânico, onde encontramos uma das mais impressionantes presenças da arte italiana em Portugal, com mais de 250 anos. Este foi mandado construir por D. Miguel da Anunciação e é da autoria do arquitecto italiano Giovani Tamossi.

A visita é composta por oito lugares que apresentam traços da arte italiana do século XVIII, nomeadamente o Refeitório, onde as refeições se fazem história, partilha e vida. De seguida, encontramos as Escadas de Caracol que nos permitem aceder a todos os pisos do edifício, como por exemplo, o acesso à Capela de São Miguel, onde podemos ‘encontrar’ relíquias dos apóstolos e de outros Mártires e Santos que deram a vida em nome da sua fé. Os Aposentos Episcopais, o local de residência de alguns Bispos de Coimbra. Por falar em Coimbra, a Varanda de Mondego é uma “janela” com uma magnífica vista sobre a cidade. .

Quando pensamos que já vimos tudo, eis que surge a Biblioteca Velha, o momento auge da visita. Um lugar que faz parte do imaginário cinematográfico, onde estão mais de 8500 livros guardados. Depois deste momento tão especial, a arte e a pintura tomam conta do nosso olhar na Igreja da Sagrada Família. A visita termina na Sala dos Azulejos, onde o saber e a arte nos convidam a entrar no mundo da filosofia e da teologia.

O Seminário Maior de Coimbra oferece um conjunto de visitas guiadas com duração de cerca de 50 minutos, de segunda a sábado, e com um custo de 5 euros por pessoa. Cada pessoa pode juntar à sua visita, a experiência de uma refeição ou mesmo de uma dormida nesta casa religiosa de século XVIII.

Deixo-vos algumas fotografias captadas pelas lente do fotógrafo Daniel Vieira, mas também a sugestão de um ótimo programa para fazer em família. Um agradecimento muito especial à Carolina Diogo, pelo convite e pela forma como nos recebeu. Ficou o desejo de voltar…

One thought on “Seminário Maior de Coimbra: um lugar que todos deveríamos conhecer!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s