Viver ou Sobreviver, eis a questão.

Muitas vezes falo aqui sobre o medo. Sobre a sua influência. Sobre a sua autoridade. E, sobre a nossa relação. A verdade é que a vida prepara-nos para viver com emoções negativas, mas não nos prepara para ficar dependente delas. E aí, quem é que está preparado para viver? Ficaremos mais dependentes de nós ou da vida? Como é que nos preparamos para sobreviver e não viver? Enfim…

Hoje apresento-vos o Valentim. Trocámos o primeiro olhar em fevereiro do ano passado e, desde então, temos construído uma relação com muitos altos e baixos. Primeiro, porque não o alimento todos os dias. Segundo, porque me esqueço de mudar a sua água, com regularidade. Sou uma péssima dona. Mas, a culpa é do peixe e da sua dependência à minha pessoa. Imaginam quanto tempo uma pessoa demora a separar as águas? E se o peixe decide fugir nos entretantos? E se eu não estiver preparada para entender os seus sinais? O mais sensato é prepará-lo para sobreviver, uma vez que, viver é muito mais difícil!

Moral da história: o gajo está firme e hirto, apesar das más condições do aquário e da minha falta de paciência. Há mais de um ano que desafia a solidão, as emoções negativas e o ser capaz de continuar a viver aqui, sem preparação. Não somos dependentes um do outro, mas somos observadores um do outro. E quanto mais tempo o Valentim superar as dificuldades, mais eu acredito que viver está só nas nossas mãos.

Depois disto, tentarei já hoje cuidar melhor do pequeno Valentim e, quem sabe, amanhã o tentar vire uma rotina?! Sei que é só um peixe, mas é um algo que me incentiva a perceber que a forma como as emoções surgem dependem só da forma como respondemos à vida. Tudo isto exige uma preparação do ser capaz de viver e, não do sobreviver apenas.

E vocês? Vivem ou sobrevivem?  Vamos lá pôr a mão na consciência!

1157bbc53601c85

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s