Vou amar-me para sempre!

Se tivesse que descrever o seu corpo neste momento seria espontâneo, desconfortável ou evitaria fazê-lo? Dos auto-elogios guardamos pensamentos. Todos eles fazem sentido, mas nem sempre o seu sentido é positivo, e muito menos real. Até porque esquecemos o amor de fora para dentro

À partida, a resposta seria simples. Mas, dá azo a uma profunda reflexão e avaliação. Isto porque, a descrição está intimamente ligada ao estigma social e envolve o ser sincero, rotular marcas da própria história e apresentar o corpo numa imagem que controla a auto-estima, o quem é quem e os comentários dos outros. É evidente que somos submissos do corpo, mas o corpo também é submisso da nossa predisposição para amá-lo, e aceitá-lo. Sei disso por experiência.

Mas, se encontrasse um habitante de outro planeta neste momento, e ele lhe pedisse para descrever o seu corpo, qual seria a sua resposta?

Essa é fácil. A resposta seria objetiva. Peguemos no exemplo do rosto. Dir-lhe-ia que o rosto é formado por vários músculos. Situa-se na parte frontal da cabeça, que a cabeça tem uma forma arredondada e que é constituída pelo nariz, os olhos, a boca e as bochechas. Acrescentaria, também,  a cor e a forma dos seus olhos, a utilidade do nariz e da boca e a localização das bochechas. Onde está o estigma social?

Pois bem, o habitante desconhece padrões e conotações sociais. Isso obriga-nos a assumir só a descrição do corpo, olhando de fora para dentro. Reconhecendo que o corpo é composto por cabeça, tronco e membros. Deixando de lado os sentidos negativos…

Aconteça o que acontecer, ama-te… Eu sei que é possível e que podemos amar as nossas imagens diferentes!

cropped-silhueta_emagrecer-11

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Anúncios

Publicado por

O Blog Dia de Mudança relata o caminho de uma jovem de 25 anos desde o momento em que descobre que tem um Linfoma de Burkitt até à atualidade, onde demonstra como o corpo e a mente recuperam após meses de tratamentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s