As dificuldades, as fobias e as metas são estipuladas por nós, de forma voluntária ou não. A superação dá-nos o estímulo, ao mesmo tempo, que o entrave. Nesse instante, o coração acelera, o calor domina e a sensação de desmaio envolve o medo, persiste no auto-controlo ou quebra as inseguranças retraídas?
Na semana passada, aconselhada pela minha Hematologista, fui ao … (ler baixinho) psiquiatra. Marquei uma consulta para o médico dos loucos e fiz questão de reiterar a minha sanidade mental e a incongruência desta especialidade no meu estado de espírito. Quem é que vai ao psiquiatra por um suposto ataque de pânico?!
Hesitei em ir. Tentei convencer o senhor meu namorado a fazer-me companhia, mas o São Martinho apresentou argumentos bem mais persuasivos. Restou-me, o pneu furado, a constipação do tempo ou uma diarreia, porém não me pareceu eticamente correcto iniciar uma consulta destas com mentiras.
Respiro fundo, entro na clínica e nada. Não ouço gritos de bombistas, não vejo enfermeiros a correr com camisas de força, muito menos com injecções gigantescas e tudo é estranhamente normal.
Digiro-me, à recepção, faço a ficha de inscrição e pede-me para aguardar na sala de … Interrompo a sua indicação com uma questão absolutamente incoerente : – “É Seguro?“.
Digam-me se não era melhor ter ficado calada, ou não digam nada e riam-se da minha loucura de ignorância. A recepcionista não me ofendeu, nem largou uma gargalhada. Cordialmente, reagiu com uma frase simples : “- É a primeira vez, não é?!“
A pergunta retórica ativou o discernimento e a vergonha. Luto contra o preconceito, já fui vítima de preconceito, escrevo para diminuir o preconceito, e o que estava a fazer, afinal? Preconceito.
A nossa burrice leva-nos à negação das debilidades, ao adiamento dos problemas interiores e, especialmente à fuga desta especialidade. A médica encaminhou-me para uma Psicóloga, receitou medicação SOS e afirmou que estamos perante um quadro de ansiedade e insegurança. Não estou louca, mas preciso de acompanhamento nos próximos meses!
O nosso Interior não se pesa, não se mede, sente-se. Estás habilitado para o perceber, questionar, moldar, esquecer, tratar ou outra acção que julgues pertinente. Tu decides, não os loucos de preconceito!