O outro Lado!

Aos 20, os traços de encantamento, de imaturidade e de ousadia encorajam o que vier; o que ocorrer e o que conseguir como um desafio, apropriado ao crescimento. E se isso é bom na maioria da vezes, outras há que espertam traços incomuns para a idade.

Feliz ou infelizmente, sou uma sonhadora nata, uma romântica incorrigível e uma boa otimista. De quando em vez, exibo os meus laivos de bom-senso e os diferentes cenários que julgo possíveis. Ainda assim, continuo a encarar os desafios com um grande sorriso.

Atualmente, e mais perto dos 30, sei que os desafios mudam. Mudam-nos. E, mudam muitos outros aspectos.

1. CONSCIÊNCIA DO DESAFIO

Depois do choque da notícia, a internet provocará mais um embate. E, não vale mesmo a pena ninguém avisar-nos para não pesquisarmos. Subitamente, o vizinho, que julgavam ser mudo, faz questão de vos saudar a cada dia e os laços familiares, até então secretos, revelam-se nos 5 continentes.

Ainda assim, a vossa lista de relações diminuirá significativamente pois alguns dos #amigosparasempre desaparecerão primeiro que o Cancro. Não desanimem, o vosso estatuto passará a ser o de figura-pública. Terão direito a olhares indiscretos, a expressões imprudentes e a cochichos inconvenientes a todas as horas e em todos os lugares.

A esta altura, já devem estar a ponderar desistir. Mas, calma… não me façam essa desfeita. Eu, particularmente, digo-vos que não é simples mas não é assim tão complexo.

Este é um desafio que vão lutar por aquilo que são e, simultâneamente, por aquilo que ainda não sabem que são. Batalharão com e sem forças mas batalharão. Conquistarão a vossa vida, o vosso eu e o vosso desafio!

E, em nenhum momento aceitem a restrição, não prescrita, de serem felizes.

2. CORPO & MENTE

Se fores um alarve, como eu, engordarás. Caso contrário, perderás alguns quilinhos. Independentemente, de a balança subir ou descer não te livrarás de enjoos, de dores físicas e de náuseas.

Além disto, a tua auto-estima sofrerá uma redução. Estás careca, gorda/magra, inchada e o sexy vai-se perdendo na lembrança de tempos, que te irão parecer bem, mas bem longínquos.

Poderás fazer exercício físico durante o tratamento, ou seja, treinas braços com a máquina da quimioterapia e corres inúmeras vezes até ao WC.  Sim, é uma canseira mas treinas braços, glúteos e diminuis os efeitos da retenção de líquidos. Em alternativa, podes gastar a pouca energia no aumento da resistência mental. Mesmo sendo um exercício difícil é excelente para te manteres em forma.

A boa notícia é que poderás ingerir todos os elogios calóricos e hidratar-te com a pessoa linda e interessante que continuas a ser!

3. SEXUALIDADE

Caso sejas solteiro continua assim. Caso já tenhas o coração ocupado prepara-te ou vai só controlando as hormonas furiosas.

O primeiro passo é não teres medo de lhe conceder a escolha: fica por ele não fica pelo Cancro. Se ficar é a maior prova de amor. Se for embora deixa-lá, quem não ajuda só atrapalha.

No segundo passo arruinarás o sexo. A partir de agora, só os valores poderão dizer se terás ou não uma noite de folia. Contudo, não te inibas e questiona a médica sobre se tens ou não permissão. O fundamental é que não te esqueças que há banhos para tomar antes e depois; há sempre preservativo e há pouca vontade com pouca elasticidade.

O terceiro passo mostrar-te-á o estado da tua relação. Tudo bem, não te recordas quando foi a última vez que fizeste o amor. Mas, lembraste exatamente do abraço, das palavras. dos toques e dos beijinhos durante todo o tempo. A isto se chama intimidade. Aquela que consentirá que vivas o desafio, tal como a vossa relação: a dois!

4. TEMPO LIVRE

Recusares jantar fora, sessões de cinema e visitas. Acharás que tudo está contaminado e que qualquer pessoa é uma bactéria. Só que não…

Naturalmente, que não te irás enclausurar em casa mas, também não irás correr riscos desnecessários. Saberás quando, onde e com quem irás sairás. Obviamente, que não poderás ir para uma discoteca contudo, poderás ir a uma esplanada.

Tenho a certeza que ouvirás inúmeras opiniões, seja qual for a tua decisão. Uns afirmarão que afinal o cenário não é tão negro; uns opinarão que o cenário é ainda mais negro e que estás só a aproveitar os últimos dias e outros terão tanta pena do teu cenário que tu é que não irás sair com eles. Confesso que algumas vezes terás vontade de responder a essas mentes brilhantes. Ainda assim, optas por sorrir e continuar a exibir que tu tens uma vida própria!

Depois de uma certa distância temporal perceberás que os traços incomuns possibilitam que o desafio crie uma versão melhorada de ti.

espelho-reflexo-curiosidade

Anúncios

Publicado por

O Blog Dia de Mudança relata o caminho de uma jovem de 25 anos desde o momento em que descobre que tem um Linfoma de Burkitt até à atualidade, onde demonstra como o corpo e a mente recuperam após meses de tratamentos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s