Aquela altura do Mês

-Estás com o Período?!

A resposta é, não um, nem dois, mas todos os meses igual. Uma pressentimento que enlouquece as hormonas e desorienta todas as emoções, as quais se consideram fenomenais. E a culpa é de quem?

Até iniciar a quimioterapia e, em consequência, usar de modo contínuo a pílula, desconhecia a tensão pré-menstrual – TPM. Contudo, quando no pós-quimio voltei a fazer o período de pausa do contraceptivo dei de caras com este magnífico fenómeno.

Qualquer mulher sabe que a menstruação altera, incha e até desassossega o corpo. Agora, ninguém me avisou ou preparou para esta situação de tensão, onde uma frase ou uma piada podem desencadear a 3ª. Guerra Mundial, cá em casa.

Reconheço que a paciência e a tolerância do rapaz acalmam este cenário mensal. São 3/4 dias em que em uns segundos rebentam as crises existenciais; noutros as crises conjugais e, quando ele calmamente tenta controlar mais uma hormona explodem as crises de identidade. A esta situação, ainda se adicionam umas lágrimas descontroladas; uns sorrisos acanhados e uns nervos exteriorizados, apelidados como palavrões.

Não posso desapegar-me das Hormonas. Também, não posso expulsar o rapaz por uns dias. E, muito menos posso negar os estados de graça que a menstruação me disponibiliza.

Posso sim, ir conhecendo e explorando o processo de um corpo, de uma vida, de uma hormona nova. Não sei quando tempo durará, com que intensidade virá ou quantos humores ainda terei. Mas sei, que a mudança é quem nos aproxima do que de melhor temos cá dentro, mesmo que esse dentro seja tão complexo.

E afinal, nós somos Mulheres.

transferir

Anúncios

Publicado por

O Blog Dia de Mudança relata o caminho de uma jovem de 25 anos desde o momento em que descobre que tem um Linfoma de Burkitt até à atualidade, onde demonstra como o corpo e a mente recuperam após meses de tratamentos.

One thought on “Aquela altura do Mês

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s