Dizem que o Tempo rouba a nitidez, a tonalidade ou a expressão. No meu caso, não conseguiu remover as primeiras palavras. Simplesmente, deu mais sentido às palavras proferidas no capítulo seguinte: – Estás Limpa!
Hoje, é dia de Celebração. Livrei-me da Quimioterapia à dois meses e comprovei que o Linfoma já não habitava em mim à algumas semanas. Sim, são motivos para me sentir grata. Porém, sinto-me desnorteada.
Decorei uma rotina para existir; vivi um ano em função de e aprendi a adormecer com o medo de não acordar mais. No entanto, o Tempo substitui-os por oportunidades, hipóteses ou possibilidades de preencher lentamente a minha vida como a minha careca que, aos poucos, volta a sentir-se protegida com um preto vigoroso.
Lembro-me do dia em que postei a primeira foto. Estava refugiada no peito do Rodrigo e disse-lhe: –Vamos contar! Naquele instante, abri uma porta que não saberia como se iria fechar. As vozes incrédulas, amedrontadas e confiantes despontaram e eu jurei que lhes iria mostrar que é possível haver esperança em qualquer fase da nossa Vida.
Atualmente, mostro-vos como o corpo volta a recuperar depois de um processo tão duro. Também, exibo para os mais curiosos ou para os que privam diretamente comigo as evoluções captadas no meu sorriso, no olhar e na minha mente. A verdade, é que tudo podem ser Sinais.
Sofri, enfrentei, lutei e Venci. Sei que quero o melhor. Sei que mereço viver. Sei que estou aqui para ficar durante muitos anos.
Fotografia: Sónia Catarina Silva
Local: Paço das Escolas